Código de Conduta

Codigo de Conduta

O “Código de Conduta e Ética” é um instrumento destinado a aperfeiçoar os relacionamentos do Grupo Claudino e elevar o clima de confiança nele existente. Este Código tem por objetivo estabelecer os princípios éticos e normas de conduta que devem orientar as relações internas e externas das empresas do Grupo Claudino. Caberá a cada um (a) que dele, por qualquer meio, tomar conhecimento, independentemente das suas atribuições e responsabilidades, utilizá-lo em seu relacionamento com o Grupo Claudino como fonte de consulta para suas ações e contribuir para que tudo quanto nele conste, seja respeitado.

A implantação deste Código de Conduta e Ética visa contribuir para o fortalecimento da cultura empresarial, voltada para o desenvolvimento sustentável.

  • Relacionamento com a Sociedade

    Conhecer as demandas locais para desenvolver ações de responsabilidade social nas comunidades  onde  as  empresas  do  Grupo  Claudino  estão  inseridas,  estimulando  a  formação de cidadãos responsáveis, buscando, assim, o desenvolvimento sustentável.  Ter  práticas  pautadas  em  operações  economicamente  viáveis,  ecologicamente corretas e socialmente justas.

    Onde  o  Grupo  Claudino  atuar,  as  boas  relações  deverão  ser  sempre  vistas  como  fundamentais para o sucesso de longo prazo. Sabendo que a sociedade possui necessidades  e  anseios  específicos,  relacionados  com  a  realidade  em  que  vive,  o  Grupo Claudino entende como prioridade o diálogo aberto e transparente com essa sociedade,  respeitando  as  peculiaridades  locais,  estabelecendo  relações  éticas  de  parceria e confiança e estimulando o desenvolvimento regional. Esse é um dever de todos os colaboradores do Grupo Claudino.

  • Relacionamento com a concorrência

    O  Grupo  Claudino  preza  pela  concorrência  saudável,  mantendo  com  as  demais  empresas dos mercados onde atua uma relação de respeito, baseada em princípios éticos e legais. Nenhuma prática comercial desleal ou predatória será permitida nos nossos negócios.

  • Relacionamento com os clientes

    É  de  interesse  do  Grupo  Claudino  incentivar  o  relacionamento  duradouro  e  de  confiança mútua com os clientes; atender o contratado com os clientes, respeitando seus  direitos  e  deveres,  e  fornecendo  bens  e  serviços  produzidos  conforme  especificações técnicas e legislações pertinentes; ser proativo no atendimento às necessidades  dos  clientes,  atuando  nas  demandas  de  forma  ágil  e  eficaz;  o relacionamento com os clientes deve se pautar no atendimento das necessidades e mitigação  de  falhas  e  distorções,  adotando  e  exigindo  idoneidade  no  atendimento  de todos os requisitos legais com relação a meio ambiente, segurança, saúde e responsabilidade  social,  principalmente  com  relação  à  não  utilização  de  trabalho  forçado, análogo ao escravo, compulsório e infantil. Além disso o Grupo Claudino, através  dos  executivos  de  suas  companhias,  mantém  um  diálogo  apartidário  e  permanentemente aberto com todas as esferas dos governos onde seus negócios estão inseridos, pois acredita ser um importante passo no caminho da concretização de  um  modelo  de  desenvolvimento  sustentável  para  o  país  e,  consequentemente,  para seus negócios.

  • Relacionamento com fornecedores

    As  empresas  do  Grupo  Claudino  procuram  estabelecer  com  todos  os  seus  fornecedores uma parceria duradoura, baseada na transparência e na confiança mútua. O Grupo toma todos os cuidados ao selecionar ou manter seus fornecedores. É  levado  em  conta  não  só  as  condições  comerciais  e  qualidade  dos  produtos  ou  serviços oferecidos, mas também a forma como seus parceiros lidam com questões sociais, éticas e ambientais.

    É levado em conta não só as condições comerciais e qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, mas também a forma como seus parceiros lidam com questões sociais, éticas e ambientais.

  • Relacionamento com empregados

    O Grupo Claudino reconhece o esforço e o comprometimento de seus empregados. Por isso, prima por um ambiente de trabalho saudável onde haja respeito, qualidade de vida, segurança e igualdade de oportunidades para todos, independente do cargo ocupado ou do tempo de empresa. Os funcionários são incentivados a adotar uma postura  honesta,  íntegra,  respeitosa  e  profissional  no  desempenho  de  suas  atividades. Nenhuma prática discriminatória é tolerada nas empresas do Grupo Claudino, que valorizam a diversidade.

  • Relacionamento com Instituições Públicas

    O Grupo Claudino mantem um bom relacionamento com entidades, representantes governamentais  e  não-­‐governamentais,  tratando  de  assuntos  de  interesse  da  organização de forma imparcial e nas condições definidas em lei, com total transparência,  dentro  do  âmbito  da  prestação  de  contas  aos  seus  acionistas  e  à  sociedade.

    Através dos executivos de suas companhias, mantém um diálogo apartidário e permanentemente aberto com todas as esferas dos governos onde seus negócios estão inseridos, pois acredita ser um importante passo no caminho da concretização de um modelo de desenvolvimento sustentável para o país, e consequentemente para seus negócios.

    Em nosso relacionamento com o Poder Público, acreditamos na parceria deste com a sociedade civil como forma de contribuir para o desenvolvimento do país. Desta forma, o Grupo Claudino pode vir a apoiar a participação em campanhas ou atividades políticas e partidárias, bem como fazer contribuições a representantes do Governo, de partidos políticos ou de candidatos. Entretanto, isto só será realizado em conformidade e nas condições definidas em lei e desde que formalmente autorizado pelas Diretorias ou Conselhos de Administração das empresas do Grupo, e com total transparência, dentro do âmbito da prestação de contas aos seus acionistas e à sociedade.

  • Relacionamento com a imprensa

    A liberdade de imprensa é uma das causas que o Grupo Claudino defende. Por isso, prestará as informações que sejam de interesse público, diante de fatos relevantes e visando à promoção dos negócios envolvendo as empresas do Grupo.

  • Responsabilidade na Comunicação

    Não é permitido que pessoas não autorizadas falem em nome de qualquer empresa. Também não é permitida aos empregados expressar opinião pessoal em nome das empresas, por quaisquer meios.

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