Foto 1 (8)

Guadalajara: Saúde, trânsito, incêndio e leis trabalhistas foram discutidos na SIPAT 2014

Aprendizado nunca é demais. Na Guadalajara, uma semana de novos conhecimentos acabou se transformando em um mês, onde as sextas-feiras foram melhor aproveitadas, durante a XXI Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O evento, organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa, cumpre mais que uma lei trabalhista, tem o objetivo de dialogar com os colaboradores sobre diferentes temáticas em um espaço descontraído.

Educação no Trânsito foi tema de uma das palestras do evento. A convite da Guadalajara, uma funcionária da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) apresentou dados sobre acidentes, alertando para a importância da prudência. De acordo com a especialista, a mudança de comportamento é o caminho para a redução dos preocupantes índices. “É essencial que as empresas tomem essa atitude de promoverem espaços de conscientização. É a melhor forma de preservar vidas. Precisamos que todos façam uma reflexão profunda de suas ações”, afirmou.

Para Remédio Sousa, membro da CIPA, as palestras foram extremamente produtivas. “Recebemos muitos convidados com temas interessantes, trazendo novidades. São assuntos que nos ajudam na vida mesmo, na nossa rotina em casa, com a família. A ideia é que cada vez mais pessoas participem”.

Empregado X Empregador

Encerrando a programação da Sipat, José Claudio, do Departamento Pessoal da Guadalajara, levou sua experiência na área trabalhista, proferindo a palestra Empregado X Empregador – uma relação de respeito. Claudio falou das conquistas dos trabalhadores ao longo da história, destacando direitos e deveres de cada parte do vínculo empregatício. Para ele, essa relação é baseada em cooperação mútua, com profissionalismo e limites.

Na última palestra do evento, os colaboradores também sanaram dúvidas sobre carga horária trabalhista, férias, remuneração e demais aspectos que envolvem a rotina de trabalho. Antônio Marcos Fernandes, chefe do Departamento Pessoal, lembrou que participar das atividades propostas pela empresa e cumprir as funções determinadas para cada cargo fazem parte dos deveres dos colaboradores, que também ganham experiência.

Fonte: